Educação para a cidadania digital de jovens na cultura midiática em Portugal

um olhar a partir de políticas internacionais e europeias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2024v26id5487

Palavras-chave:

cidadania digital, jovens, cultura midiática.

Resumo

O estudo aqui apresentado situa-se no entrecruzamento entre políticas internacionais e europeias envolvendo tecnologias digitais na sua relação com culturas escolares e culturas midiáticas em Portugal. Essas políticas visam criar ecossistemas de educação digital eficazes e desenvolver competências digitais para uma cidadania digital ativa. Do ponto de vista metodológico, o estudo analisou documentos da UNESCO e da Comissão Europeia, com o objetivo de identificar a visão de tecnologia veiculada e de estabelecer relações entre esta visão e a cidadania digital de jovens no contexto da cultura midiática. A análise deu conta de que a visão de tecnologias digitais veiculada pelos documentos abrange perspectivas críticas e instrumentais. As políticas analisadas enfatizam a necessidade de desenvolver a educação para a cidadania digital e a alfabetização midiática e informacional de jovens como meios para promover a inclusão social, a participação e a justiça social numa realidade cada vez mais hiperconectada.

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Biografia do Autor

  • Angélica Monteiro, Universidade do Porto

    Doutora em Ciências da Educação. Investigadora no Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE). Professora Auxiliar na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal.

  • José António Moreira, Universidade Aberta

    Doutorado em Ciências da Educação, investigador no Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra. Professor Catedrático da Universidade Aberta, Portugal.

  • Paulo Marinho, Universidade do Porto

    Doutorado em Ciências da Educação. Investigador do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE). Professor Auxiliar da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal.

Publicado

07-10-2024

Edição

Seção

Dossiê - Processo formativo nas culturas midiática e tecnológica

Como Citar

Educação para a cidadania digital de jovens na cultura midiática em Portugal: um olhar a partir de políticas internacionais e europeias . Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 26, p. e024048, 2024. DOI: 10.22483/2177-5796.2024v26id5487. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/5487. Acesso em: 13 dez. 2025.