Educação para a cidadania digital de jovens na cultura midiática em Portugal

um olhar a partir de políticas internacionais e europeias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2024v26id5487

Palavras-chave:

cidadania digital, jovens, cultura midiática.

Resumo

O estudo aqui apresentado situa-se no entrecruzamento entre políticas internacionais e europeias envolvendo tecnologias digitais na sua relação com culturas escolares e culturas midiáticas em Portugal. Essas políticas visam criar ecossistemas de educação digital eficazes e desenvolver competências digitais para uma cidadania digital ativa. Do ponto de vista metodológico, o estudo analisou documentos da UNESCO e da Comissão Europeia, com o objetivo de identificar a visão de tecnologia veiculada e de estabelecer relações entre esta visão e a cidadania digital de jovens no contexto da cultura midiática. A análise deu conta de que a visão de tecnologias digitais veiculada pelos documentos abrange perspectivas críticas e instrumentais. As políticas analisadas enfatizam a necessidade de desenvolver a educação para a cidadania digital e a alfabetização midiática e informacional de jovens como meios para promover a inclusão social, a participação e a justiça social numa realidade cada vez mais hiperconectada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angélica Monteiro, Universidade do Porto

Doutora em Ciências da Educação. Investigadora no Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE). Professora Auxiliar na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal.

José António Moreira, Universidade Aberta

Doutorado em Ciências da Educação, investigador no Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra. Professor Catedrático da Universidade Aberta, Portugal.

Paulo Marinho, Universidade do Porto

Doutorado em Ciências da Educação. Investigador do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE). Professor Auxiliar da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal.

Publicado

07-10-2024

Como Citar

MONTEIRO, Angélica; MOREIRA, José António; MARINHO, Paulo. Educação para a cidadania digital de jovens na cultura midiática em Portugal: um olhar a partir de políticas internacionais e europeias . Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 26, p. e024048, 2024. DOI: 10.22483/2177-5796.2024v26id5487. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/5487. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Processo formativo nas culturas midiática e tecnológica