SABERES E DESAFIOS DO ENSINO HÍBRIDO PARA UM DOCENTE DE LÍNGUA INGLESA DO ENSINO SUPERIOR TECNOLÓGICO
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2025v27id5707Palavras-chave:
ensino híbrido, tecnologia, docentes de língua inglesa.Resumo
Este artigo tem como objetivo investigar os desafios relacionados à implementação do ensino híbrido na disciplina de língua inglesa em um curso superior de tecnologia, bem como verificar se os docentes entrevistados conhecem modalidades híbridas de ensino e se já tiveram experiências com essa abordagem, a qual já se faz presente em alguns cursos da instituição tecnológica. Para alcançar esse propósito, o estudo analisa o material obtido por meio de entrevistas com docentes de língua inglesa, utilizando o método de análise temática. A partir dos dados coletados nas entrevistas semiestruturadas, identificaram-se dois grandes desafios a serem enfrentados na implementação do ensino híbrido: o desafio pedagógico-cultural e o desafio tecnológico. As vozes docentes, que enriquecem este estudo, evidenciam que as dificuldades estão associadas à necessidade de romper com séculos de ensino vertical, centrado exclusivamente na figura do professor. Esse contexto requer uma mudança de postura tanto dos docentes quanto da gestão e dos alunos, pautada no apoio mútuo e em relações de parceria. Os resultados indicam que é possível construir um ambiente favorável à aprendizagem, sobretudo quando estudantes e professores se mostram motivados e apoiados por uma comunidade investigativa de aprendizagem.
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Copyright (c) 2025 Thiago da Silva Vieira, Rodrigo Avella Ramirez

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