SABERES E DESAFIOS DO ENSINO HÍBRIDO PARA UM DOCENTE DE LÍNGUA INGLESA DO ENSINO SUPERIOR TECNOLÓGICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2025v27id5707

Palavras-chave:

ensino híbrido, tecnologia, docentes de língua inglesa.

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar os desafios relacionados à implementação do ensino híbrido na disciplina de língua inglesa em um curso superior de tecnologia, bem como verificar se os docentes entrevistados conhecem modalidades híbridas de ensino e se já tiveram experiências com essa abordagem, a qual já se faz presente em alguns cursos da instituição tecnológica. Para alcançar esse propósito, o estudo analisa o material obtido por meio de entrevistas com docentes de língua inglesa, utilizando o método de análise temática. A partir dos dados coletados nas entrevistas semiestruturadas, identificaram-se dois grandes desafios a serem enfrentados na implementação do ensino híbrido: o desafio pedagógico-cultural e o desafio tecnológico. As vozes docentes, que enriquecem este estudo, evidenciam que as dificuldades estão associadas à necessidade de romper com séculos de ensino vertical, centrado exclusivamente na figura do professor. Esse contexto requer uma mudança de postura tanto dos docentes quanto da gestão e dos alunos, pautada no apoio mútuo e em relações de parceria. Os resultados indicam que é possível construir um ambiente favorável à aprendizagem, sobretudo quando estudantes e professores se mostram motivados e apoiados por uma comunidade investigativa de aprendizagem.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Thiago da Silva Vieira, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS)

    Possui graduação Letras, com habilitação em Português e Inglês pela Universidade Uniderp de Campo Grande - MS. Especialização em Ensino de Línguas pelo Instituto Federal de São Paulo. Mestre em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional pelo Centro Paula Souza. É professor de Língua Inglesa no ensino superior na FATEC. 

  • Rodrigo Avella Ramirez, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS)

    Possui mestrado em Gestão da Formação Tecnológica pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS), na Cidade de São Paulo/SP. Doutorado em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).  É Professor e Pesquisador no Programa de Mestrado em Educação Profissional do CEETEPS. 

Downloads

Publicado

17-12-2025

Edição

Seção

Dossiê - Tecnologias e acessibilidade na educação presencial, a distância e remota: para ressignificar uma escola inclusiva

Como Citar

SABERES E DESAFIOS DO ENSINO HÍBRIDO PARA UM DOCENTE DE LÍNGUA INGLESA DO ENSINO SUPERIOR TECNOLÓGICO. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 27, p. e025050, 2025. DOI: 10.22483/2177-5796.2025v27id5707. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/5707. Acesso em: 21 dez. 2025.