DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM E O USO DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS COMO SUPORTE NO ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2025v27id5727Palavras-chave:
tecnologia assistiva, matemática, desenho universal para a aprendizagem (DUA).Resumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar sequências didáticas pautadas nos princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), através de planejamentos que foram aplicados para uma turma de 3º ano dos anos iniciais do ensino fundamental na rede pública de ensino no estado de São Paulo. A proposta fundamenta-se na perspectiva de promover práticas pedagógicas inclusivas, capazes de contemplar a diversidade dos estudantes e favorecer a equidade no processo de ensino e aprendizagem da Matemática nos anos inicias, na perspectiva do DUA a partir dos conteúdos: composição e decomposição de números até a 5ª. ordem, valor posicional, ordem crescente e decrescente e o uso das tecnologias assistivas. Cada etapa da proposta didática foi pensada e planejada, a fim de garantir a participação e a inclusão de todos os estudantes envolvidos no contexto de ensino e aprendizagem, sobretudo os estudantes público da Educação Especial (PEE) inseridos na sala de aula comum. O DUA é uma abordagem educacional inovadora que visa ampliar as oportunidades de aprendizagem para todos os estudantes, independentemente de suas habilidades, estilos de aprendizagem ou necessidades individuais, sem um modelo único e inflexível, ele propõe a criação de ambientes de aprendizagem flexíveis e adaptáveis, capazes de oferecer aos estudantes diversas maneiras de acessar e se envolver com os conteúdos, demonstrar seu conhecimento e habilidades, se auto avaliar bem como monitorar o seu progresso. Ao adotar práticas pedagógicas orientadas pelos princípios universalistas, os professores têm a oportunidade de reduzir significativamente as barreiras à aprendizagem e promover a efetiva integração de todos os estudantes. Essa abordagem favorece o engajamento e a motivação da turma, potencializa o desempenho acadêmico e amplia o alcance dos objetivos de aprendizagem. Além disso, contribui para a construção de ambientes educacionais mais equitativos, acessíveis e sensíveis à diversidade presente no contexto escolar.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Lesli Fernanda Coutinho Silva, Bárbara Thomaz dos Santos, Kátia de Abreu Fonseca

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .
















