DESAFIOS E ESTRATÉGIAS PARA A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA E CONDIÇÕES ESPECÍFICAS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2025v27id5746Palavras-chave:
inclusão educacional, ensino superior, condições específicas de aprendizagem.Resumo
Este estudo analisa os desafios e as estratégias para a inclusão educacional no ensino superior de estudantes com deficiência e condições específicas de aprendizagem, em uma instituição pública do estado do Paraná. A pesquisa, de natureza quanti-qualitativa, foi realizada em 2024 com 386 estudantes de cursos de graduação, por meio de um questionário estruturado. Dentre os participantes, 186 declararam possuir deficiência ou condições específicas, como transtorno do espectro autista - TEA, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade - TDAH, dislexia, ansiedade e depressão. A análise dos dados revelou três áreas críticas: formação de professores, uso de tecnologias assistivas e práticas pedagógicas inclusivas. Os principais desafios identificados envolvem a insuficiência de formação continuada dos professores, a carência de recursos acessíveis e a necessidade de metodologias e práticas de ensino mais flexíveis. Conclui-se que a efetivação da inclusão educacional no ensino superior requer o fortalecimento das políticas institucionais de acessibilidade, a ampliação das estratégias pedagógicas voltadas à diversidade e a promoção de uma cultura acadêmica que reconheça as diferentes formas de aprender e participar.
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