DESAFIOS E ESTRATÉGIAS PARA A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA E CONDIÇÕES ESPECÍFICAS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2025v27id5746

Palavras-chave:

inclusão educacional, ensino superior, condições específicas de aprendizagem.

Resumo

Este estudo analisa os desafios e as estratégias para a inclusão educacional no ensino superior de estudantes com deficiência e condições específicas de aprendizagem, em uma instituição pública do estado do Paraná. A pesquisa, de natureza quanti-qualitativa, foi realizada em 2024 com 386 estudantes de cursos de graduação, por meio de um questionário estruturado. Dentre os participantes, 186 declararam possuir deficiência ou condições específicas, como transtorno do espectro autista - TEA, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade - TDAH, dislexia, ansiedade e depressão. A análise dos dados revelou três áreas críticas: formação de professores, uso de tecnologias assistivas e práticas pedagógicas inclusivas. Os principais desafios identificados envolvem a insuficiência de formação continuada dos professores, a carência de recursos acessíveis e a necessidade de metodologias e práticas de ensino mais flexíveis. Conclui-se que a efetivação da inclusão educacional no ensino superior requer o fortalecimento das políticas institucionais de acessibilidade, a ampliação das estratégias pedagógicas voltadas à diversidade e a promoção de uma cultura acadêmica que reconheça as diferentes formas de aprender e participar.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Elenice Parise Foltran, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

    Possui licenciatura em Pedagogia, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Atualmente é professora permanente e Coordenadora do Programa de Pós Graduação - Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em rede nacional - PROFEI, na UEPG.

  • Dierone César Foltran Junior, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

    Possui bacharelado em Processamento de Dados pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG; Especialista em Ciência da Computação pela UEPG. Mestre em Engenharia Elétrica e Informática Industrial pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR-CTB com ênfase em Telemática. Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia - PPGECT na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR-PG. Professor do Departamento de Informática - DEINFO da UEPG. 

Downloads

Publicado

16-12-2025

Edição

Seção

Dossiê - Tecnologias e acessibilidade na educação presencial, a distância e remota: para ressignificar uma escola inclusiva

Como Citar

DESAFIOS E ESTRATÉGIAS PARA A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA E CONDIÇÕES ESPECÍFICAS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 27, p. e025048, 2025. DOI: 10.22483/2177-5796.2025v27id5746. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/5746. Acesso em: 21 dez. 2025.