O REGISTRO NO ESTÁGIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Este artigo apresenta discussão sobre a importância do registro no estágio nos anos iniciais do ensino fundamental realizado durante o curso de Pedagogia. Em seu desenvolvimento, há a problematização dos olhares dos estagiários sobre as práticas docentes. Também são apresentados elementos em que o registro se aproxima da prática de pesquisa, à medida que, a partir de sua prática no estágio, mais do que apreender e compreender o futuro espaço de ação, também se pode ter outra fonte de conhecimentos sobre a complexidade do cotidiano escolar e do compromisso com o campo de atuação. Os referenciais para esta discussão no âmbito do registro são Castro e Smolka; sobre a pesquisa na formação de professores, temos Geraldi, André e Freitas; na questão referente ao cotidiano, Heller e Ezpeleta e Rockwel são referencias. Para finalizar, há uma descriminação de elementos que compõe a experiência do exercício do conhecer proporcionada por esta prática.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .