O REGISTRO NO ESTÁGIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Adriana Varani Universidade Federal de São Carlos - UFSCar.

Resumo

Este artigo apresenta discussão sobre a importância do registro no estágio nos anos iniciais do ensino fundamental realizado durante o curso de Pedagogia. Em seu desenvolvimento, há a problematização dos olhares dos estagiários sobre as práticas docentes. Também são apresentados elementos em que o registro se aproxima da prática de pesquisa, à medida que, a partir de sua prática no estágio, mais do que apreender e compreender o futuro espaço de ação, também se pode ter outra fonte de conhecimentos sobre a complexidade do cotidiano escolar e do compromisso com o campo de atuação. Os referenciais para esta discussão no âmbito do registro são Castro e Smolka; sobre a pesquisa na formação de professores, temos Geraldi, André e Freitas; na questão referente ao cotidiano, Heller e Ezpeleta e Rockwel são referencias. Para finalizar, há uma descriminação de elementos que compõe a experiência do exercício do conhecer proporcionada por esta prática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Varani, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar.

Doutora em Educação pela Universidade de Campinas. Proefesora do Curso de Pedagogia na Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba.

Downloads

Publicado

18-12-2012

Como Citar

VARANI, Adriana. O REGISTRO NO ESTÁGIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 14, n. 2, 2012. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/985. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos