SELEÇÃO DE SUPERVISOR E DIRETOR DE ESCOLA: RACIONALIDADE BUROCRÁTICA OU TENDÊNCIA PATRIMONIALISTA?

Autores

  • Denise Fujihara Piccoli
  • Carla A. Barreto

Resumo

Este texto apresenta apontamentos de um estudo que buscou analisar a seleção de supervisor e diretor escolar implementada após a municipalização do ensino fundamental na década de 1990. Procurou-se compreender em que medida as seleções de servidores públicos para atuarem no campo educacional refletiram a impessoalidade, o conhecimento profissional do candidato e o cumprimento das normas abstratas estabelecidas ou permitiram o reflorescimento de princípios baseados nos laços do patrimonialismo e do clientelismo, marcas da formação do Estado Brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Denise Fujihara Piccoli

Mestre em Educação pela UFSCar. Professora do Ensino Fundamental da Rede Estadual de São Paulo.

Carla A. Barreto

Doutora em Educação Escolar – FCL/Ar/Unesp. Pesquisadora do GPEI – FCL/Ar/Unesp. Professora da Faculdade Santa Bárbara – FAESB/AEJC e do Curso e Colégio Anglo Tatuí.

Publicado

2012-11-21

Como Citar

PICCOLI, Denise Fujihara; BARRETO, Carla A. SELEÇÃO DE SUPERVISOR E DIRETOR DE ESCOLA: RACIONALIDADE BUROCRÁTICA OU TENDÊNCIA PATRIMONIALISTA?. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 14, n. 2, 2012. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/1197. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Secção

Artigos