Educação, identidades e diversidades: uma análise da Declaração Universal sobre Diversidade Cultural

Autores

  • Rodrigo Manoel Dias da Silva

Resumo

O presente artigo objetiva produzir uma análise sobre a Declaração Universal sobre Diversidade Cultural e de algumas questões pedagógicas que podem ser depreendidas de seu conteúdo, as quais, não obstante sua publicação ter ocorrido em 2001, ainda configuram questões em aberto aos processos educacionais contemporâneos. A partir de um estudo documental e bibliográfico, conclui que a Pedagogia precisa converter-se em uma pedagogia antimarginalização, ao considerar as dimensões éticas do conhecimento e os sentimentos de injustiça presentes nas relações sociais e culturais.

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Publicado

2015-12-18

Como Citar

SILVA, Rodrigo Manoel Dias da. Educação, identidades e diversidades: uma análise da Declaração Universal sobre Diversidade Cultural. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 17, n. 2, 2015. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/2395. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Secção

Dossiê - Escolarização, cultura e sociedade