Paulo Freire:

um educador dos trópicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2018v20n2p383-399

Resumo

Este texto resulta de alguns anos de pesquisas acadêmicas, de estudos e de diálogos em eventos onde a obra de Paulo Freire foram orientadoras das reflexões. Com este artigo procuro estabelecer um diálogo/encontro do tipo antropofágico, entre algumas ideias de Paulo Freire e os pressupostos filosóficos e epistemológicos da Antropofagia Cultural Brasileira (ACB) pós-Semana de Arte Moderna de 1922. Meu principal objetivo é (1) refletir sobre uma educação que tenha como ponto de partida o desejo de atendimento das necessidades contemporâneas da sociedade brasileira e (2) pensar uma educação que contemple a diversidade das culturas que formam aquilo que Darcy Ribeiro denominou em seu livro clássico O povo brasileiro – a formação e o sentido do Brasil - de gentes brasilis. Ao trazer Paulo Freire para o contexto filosófico da ACB faço uma homenagem a sua trajetória de vida. Freire fez o que raros pensadores brasileiros jamais fizeram: criou sua própria filosofia educacional a partir de um diálogo devorativo. Aqui reside o caráter antropofágico e intercultural da obra freireana, ontem e hoje.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Valdo Hermes Barcelos, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Prof. Associado-UFSM-Departamento de Aministração Escolar. Programa de Pós-Graduação em Educação.  PhD em Antropofagia Cultural Brasileira. Pesq. Prod. 1 - CNPQ. Consultor MEC/UNESCO - MEC/MMA - CYTED - INPA - MCT. Membro da Academia Internacional de Artes, Letras e Ciências - ALPHAS - 21 - Cadeira Paulo Freire. Membro da Academia Santa Mariense de Letras-ASL - Cadeira Cyro Martins.

Publicado

2018-08-13

Como Citar

BARCELOS, Valdo Hermes. Paulo Freire:: um educador dos trópicos. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 20, n. 2, 2018. DOI: 10.22483/2177-5796.2018v20n2p383-399. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/3338. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Secção

Dossiê - Exercícios de trans-ver Paulo Freire