Recreio escolar de crianças do ensino fundamental
estudo de panorama de produções científicas brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2020v22n3p823-838Palavras-chave:
Crianças, Recreio escolar, Brincar, Anos iniciais do ensino fundamentalResumo
O recreio é um tempo e espaço importante da rotina escolar embora pouco valorizado do ponto de vista pedagógico e educativo. Nesse sentido, é fundamental reconhecer que as experiências vividas pelas crianças nesse ambiente são importantes para sua aprendizagem e desenvolvimento. O que as pesquisas recentes, cuja temática foi o recreio escolar aponta? Portanto, esse estudo teve como objetivo identificar, analisar e apresentar produções científicas brasileiras recentes de estudos sobre o recreio escolar no Ensino Fundamental (anos iniciais). Foi realizado um levantamento das produções brasileiras na base de dados SCIELO e nas reuniões nacionais da Anped. Os dados encontrados foram organizados qualitativamente e analisados à luz do referencial teórico. As produções científicas descritas apresentaram apontaram (de forma direta ou indireta) o recreio escolar como um espaço-tempo importante da vivência lúdica infantil, de forma direta ou indireta. Ressaltam também que o recreio enseja múltiplas aprendizagens à criança mais pouco valorizadas pela escola. A identificação e o exame dessas produções mostrou que há pouca produção científica brasileira recente sobre essa temática, sendo que estas produções evidenciaram, em forma de pesquisa, que ainda há pouca valorização do recreio como contexto educativo para as crianças.
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