A relação entre pré-escola e família em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2024v26id5281

Palavras-chave:

relação família-escola, ensino remoto, diálogo.

Resumo

A construção e manutenção dos vínculos entre famílias e instituições educacionais representaram um desafio significativo durante o período pandêmico. Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de mestrado que investigou a influência desse momento histórico na Educação Infantil. O objetivo foi o de compreender a relação entre família e pré-escola durante a pandemia. A pesquisa, de natureza qualitativa e exploratória, utilizou entrevistas semiestruturadas com professoras e responsáveis pelas crianças como principal procedimento metodológico. Os resultados indicaram que tanto os familiares quanto as docentes precisaram se adaptar ao ensino remoto, (re)formulando estratégias de interação mediadas por tecnologias digitais para preservar os vínculos e implementar propostas pedagógicas com as crianças. O estudo também revela o impacto da pandemia nas rotinas diárias, particularmente, pelo aumento da carga de trabalho. Apesar das dificuldades enfrentadas, as participantes destacaram que algumas ações foram bem-sucedidas na consolidação da parceria entre família e pré-escola e sugeriram que essas práticas devam ser incorporadas ao atendimento presencial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Joyce Lima Brandão, Prefeitura Municipal de Santo André

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e graduação em História pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Mestrado profissional em Docência e Gestão Educacional pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Atualmente é professora de educação infantil e fundamental da Prefeitura Municipal de Santo André.

 

Marta Regina Paulo da Silva, Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS

Possui graduação em Pedagogia e Psicologia. Mestrado em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Doutorado em Educação pela UNICAMP. Docente-Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (PPGE-USCS). 

Publicado

2024-12-12

Como Citar

BRANDÃO, Joyce Lima; SILVA, Marta Regina Paulo da. A relação entre pré-escola e família em tempos de pandemia. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 26, p. e024055, 2024. DOI: 10.22483/2177-5796.2024v26id5281. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/5281. Acesso em: 18 dez. 2024.

Edição

Secção

Artigos de Demanda