Políticas de educação na comunidade dos países de língua portuguesa:

uma análise das ações de cooperação

  • Pedro Bastos de Souza UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
  • Álvaro Reinaldo de Souza UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Palavras-chave: CPLP., CPLP. Políticas públicas. Educação. Cooperação com África Lusófona e Timor Leste, Políticas públicas., Educação., Cooperação com África Lusófona e Timor Leste.

Resumo

A promoção da educação para os povos que integram a CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa -  é fundamental para o exercício dos direitos de cidadania e consequente desenvolvimento econômico da comunidade. Integração, cooperação solidária e multilateralismo aparecem como vetores  basilares  no fomento de políticas de educação no universo da CPLP. O presente estudo tem como objeto traçar um panorama do atual estágio de promoção das políticas públicas na área  educacional no âmbito dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e do Timor Leste,  procurando, principalmente, apontar as bases para sua formulação e o contexto em que se insere. Busca-se, ainda,  analisar o papel das redes de cooperação deste processo, enfatizando a experiência brasileira.

Biografia do Autor

Pedro Bastos de Souza, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Mestre em Direito e Políticas Públicas pela UNIRIO. Pesquisador Associado da UNIRIO - Grupo CNPq Direito, Democracia e Desenvolvimento. Bacharel em Comunicação Social (UFF) e em Direito. (UERJ)

Álvaro Reinaldo de Souza, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Doutor e Mestre em Direito pela UFSC. Professor Adjunto da UNIRIO -Direito Constitucional e Antropologia Jurídica.

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Publicado
2017-05-11
Como Citar
BASTOS DE SOUZA, P.; DE SOUZA, ÁLVARO. Políticas de educação na comunidade dos países de língua portuguesa:. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, v. 19, n. 1, p. 209-232, 11 maio 2017.
Seção
Artigos