Políticas de educação na comunidade dos países de língua portuguesa:
uma análise das ações de cooperação
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2017v19n1p209-232Resumo
A promoção da educação para os povos que integram a CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa - é fundamental para o exercício dos direitos de cidadania e consequente desenvolvimento econômico da comunidade. Integração, cooperação solidária e multilateralismo aparecem como vetores basilares no fomento de políticas de educação no universo da CPLP. O presente estudo tem como objeto traçar um panorama do atual estágio de promoção das políticas públicas na área educacional no âmbito dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e do Timor Leste, procurando, principalmente, apontar as bases para sua formulação e o contexto em que se insere. Busca-se, ainda, analisar o papel das redes de cooperação deste processo, enfatizando a experiência brasileira.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .