Formação em serviço:

uma parceria entre creche e universidade

Autores

  • Márcia Regina Onofre UFSCar-São Carlos
  • Andressa de Oliveira Martins UFSCar - São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2017v19n2p329-346

Resumo

O objetivo deste estudo foi o de analisar, ao longo de 18 meses, o processo de profissionalização docente das professoras da educação infantil, enfocando os desafios e perspectivas do cotidiano de trabalho e os reflexos desses fatores para a carreira dessas profissionais, bem como compreender os saberes, experiências e práticas produzidos pelas profissionais da creche, promovendo a oportunidade de interpretá-los e reconhecê-los como conhecimentos pertinentes tanto para a área acadêmica quanto para a área educacional. Também ressaltamos a importância da aproximação entre licenciados do curso de Pedagogia das situações de trabalho, promovendo o diálogo e a colaboração entre diferentes sujeitos envolvidos num processo de formação coletiva. Com um processo de formação centrado na escola estabelecemos a parceria entre universidade-rede, por meio, de um estudo exploratório descritivo envolvendo 20 participantes da CEMEI (2 educadoras, 14 professoras, 1 gestora e 3 agentes educacionais), 2 professoras da universidade e 4 licenciandas do curso de pedagogia da UFSCar. Os dados foram levantados por meio de análise de diários reflexivos e questionários com questões abertas. Os resultados apresentados confirmam o potencial da parceria entre creche e universidade, promovendo tanto a aproximação dos licenciandos das práticas do contexto de trabalho da creche, quanto o reconhecimento do trabalho das profissionais da Educação Infantil que produzem, cotidianamente, saberes e conhecimentos significativos e fundamentais no campo da educação e que, quando valorizados, promovem um crescente processo de profissionalização e reconhecimento da identidade profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Regina Onofre, UFSCar-São Carlos

A docente é Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), professora e chefe do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da Universidade Federal de São Carlos. É professora do curso de Pedagogia a Distancia da Universidade Aberta do Brasil (UAB/UFSCar) e coordenadora de gestão do PIBID Pedagogia EaD/UFSCar. É pesquisadora e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Processos Formativos e Saberes da Docência da Universidade Federal de São Carlos. Desenvolve estudos e pesquisas sobre os seguintes temas: formação inicial de professores, desenvolvimento profissional docente, profissionais do ensino fundamental I e educação a distancia

Andressa de Oliveira Martins, UFSCar - São Carlos

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, linha de pesquisa: Práticas sociais e Processos Educativos. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal de São Carlos.

Publicado

04-09-2017

Como Citar

ONOFRE, Márcia Regina; MARTINS, Andressa de Oliveira. Formação em serviço:: uma parceria entre creche e universidade. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 19, n. 2, 2017. DOI: 10.22483/2177-5796.2017v19n2p329-346. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/2319. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos