Formação em serviço:
uma parceria entre creche e universidade
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2017v19n2p329-346Resumo
O objetivo deste estudo foi o de analisar, ao longo de 18 meses, o processo de profissionalização docente das professoras da educação infantil, enfocando os desafios e perspectivas do cotidiano de trabalho e os reflexos desses fatores para a carreira dessas profissionais, bem como compreender os saberes, experiências e práticas produzidos pelas profissionais da creche, promovendo a oportunidade de interpretá-los e reconhecê-los como conhecimentos pertinentes tanto para a área acadêmica quanto para a área educacional. Também ressaltamos a importância da aproximação entre licenciados do curso de Pedagogia das situações de trabalho, promovendo o diálogo e a colaboração entre diferentes sujeitos envolvidos num processo de formação coletiva. Com um processo de formação centrado na escola estabelecemos a parceria entre universidade-rede, por meio, de um estudo exploratório descritivo envolvendo 20 participantes da CEMEI (2 educadoras, 14 professoras, 1 gestora e 3 agentes educacionais), 2 professoras da universidade e 4 licenciandas do curso de pedagogia da UFSCar. Os dados foram levantados por meio de análise de diários reflexivos e questionários com questões abertas. Os resultados apresentados confirmam o potencial da parceria entre creche e universidade, promovendo tanto a aproximação dos licenciandos das práticas do contexto de trabalho da creche, quanto o reconhecimento do trabalho das profissionais da Educação Infantil que produzem, cotidianamente, saberes e conhecimentos significativos e fundamentais no campo da educação e que, quando valorizados, promovem um crescente processo de profissionalização e reconhecimento da identidade profissional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .