O projeto educacional de Raul Rodrigues Gomes (1889-1975):

proposições de um intelectual paranaense na I Conferência Nacional de Educação em 1927

Autores

  • Vanessa Goes da Silva Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).
  • Oriomar Skalinski Junior Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2017v19n1p87-109

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir o projeto educacional expresso por Raul Rodrigues Gomes (1889-1975) sob a forma de três teses – intituladas Conscripção Escolar, Plano de Desanalphabetização e Missões Escolares – levadas à I Conferência Nacional de Educação, realizada em 1927 na cidade de Curitiba. Trata-se de pesquisa de caráter bibliográfico e documental, na qual são tomadas como fontes as três referidas teses. Empregam-se como categorias de análise conceitos de Antonio Gramsci, notadamente, os de sociedades civil e política, de bloco histórico e de hegemonia, a fim de avaliar o papel dos intelectuais na organização da cultura. Verificou-se na análise das proposições educacionais de Raul Gomes a existência de uma sólida produção – alicerçada em sua perspectiva acerca das ideias da Escola Nova – relativa à organização escolar, às práticas pedagógicas e à formação de professores, sob a forma de projetos cujo escopo final era o enfrentamento do problema do analfabetismo no país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Goes da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Mestranda pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) na linha História e Historiografia da Educação. Membro do grupo de pesquisa Culturas Escolares, História e Tempo Presente (CEHTP). Desenvolve pesquisas na área de História da Educação, com ênfase na História da Educação e dos Intelectuais, Formação de Professores, e Ensino de Língua Portuguesa.

Oriomar Skalinski Junior, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professor Adjunto do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Membro do Grupo de Pesquisa História, intelectuais e educação no Brasil e no Paraná de oitocentos e de novecentos (GEPHIED). Desenvolve pesquisas na área de História da Educação, com ênfase nos seguintes temas: Intelectuais e História da Educação, Igreja Católica e Educação no Brasil, Companhia de Jesus e Educação.

Publicado

11-05-2017

Como Citar

DA SILVA, Vanessa Goes; SKALINSKI JUNIOR, Oriomar. O projeto educacional de Raul Rodrigues Gomes (1889-1975):: proposições de um intelectual paranaense na I Conferência Nacional de Educação em 1927. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 19, n. 1, 2017. DOI: 10.22483/2177-5796.2017v19n1p87-109. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/2534. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos