O projeto educacional de Raul Rodrigues Gomes (1889-1975):
proposições de um intelectual paranaense na I Conferência Nacional de Educação em 1927
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2017v19n1p87-109Resumo
Este artigo tem como objetivo discutir o projeto educacional expresso por Raul Rodrigues Gomes (1889-1975) sob a forma de três teses – intituladas Conscripção Escolar, Plano de Desanalphabetização e Missões Escolares – levadas à I Conferência Nacional de Educação, realizada em 1927 na cidade de Curitiba. Trata-se de pesquisa de caráter bibliográfico e documental, na qual são tomadas como fontes as três referidas teses. Empregam-se como categorias de análise conceitos de Antonio Gramsci, notadamente, os de sociedades civil e política, de bloco histórico e de hegemonia, a fim de avaliar o papel dos intelectuais na organização da cultura. Verificou-se na análise das proposições educacionais de Raul Gomes a existência de uma sólida produção – alicerçada em sua perspectiva acerca das ideias da Escola Nova – relativa à organização escolar, às práticas pedagógicas e à formação de professores, sob a forma de projetos cujo escopo final era o enfrentamento do problema do analfabetismo no país.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .