A multidimensionalidade do ProUni na percepção de seus beneficiários

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2023v25id5009

Palavras-chave:

ensino superior, desigualdades educacionais, exclusão.

Resumo

O artigo tem por objetivo compreender a multidimensionalidade do Programa Universidade Para Todos (Prouni) a partir das experiências dos bolsistas no ensino superior. Através de pesquisa bibliográfica na base SciELO e BDTD, foram selecionados 53 trabalhos que atendiam ao requisito de serem pesquisas que buscaram compreender a percepção dos bolsistas sobre o programa, ou seja, que utilizaram como método entrevistas, questionários ou outra forma de interação com estes estudantes. Com a leitura dos textos selecionados, elaborou-se categorias de análise para classificar as diversas dimensões levantadas pelos prounistas, sendo elas: exclusão, permanência, rede de apoio e inclusão. O que foi possível notar é que tais dimensões se relacionam entre si, como por exemplo a permanência suscitar a formação de redes de apoio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Pires, Universidade de Sorocaba - Uniso

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba (Uniso) e membro do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Políticas de Educação Superior - GEPES. 

Víctor Marques Varollo, Rede Estadual de Ensino de São Paulo

Graduado em Ciências Sociais (PUC-Campinas). Mestre em Educação, linha de Políticas Públicas em Educação (PUC-Campinas). Especialista em Ensino de História (PUC-Minas). Leciona as disciplinas de Sociologia, Filosofia e História no Ensino Médio e Fundamental II.

Downloads

Publicado

28-07-2023

Como Citar

PIRES, André; VAROLLO, Víctor Marques. A multidimensionalidade do ProUni na percepção de seus beneficiários. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 25, p. e023026, 2023. DOI: 10.22483/2177-5796.2023v25id5009. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/5009. Acesso em: 4 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Demanda