A multidimensionalidade do ProUni na percepção de seus beneficiários
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2023v25id5009Palavras-chave:
ensino superior, desigualdades educacionais, exclusão.Resumo
O artigo tem por objetivo compreender a multidimensionalidade do Programa Universidade Para Todos (Prouni) a partir das experiências dos bolsistas no ensino superior. Através de pesquisa bibliográfica na base SciELO e BDTD, foram selecionados 53 trabalhos que atendiam ao requisito de serem pesquisas que buscaram compreender a percepção dos bolsistas sobre o programa, ou seja, que utilizaram como método entrevistas, questionários ou outra forma de interação com estes estudantes. Com a leitura dos textos selecionados, elaborou-se categorias de análise para classificar as diversas dimensões levantadas pelos prounistas, sendo elas: exclusão, permanência, rede de apoio e inclusão. O que foi possível notar é que tais dimensões se relacionam entre si, como por exemplo a permanência suscitar a formação de redes de apoio.
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Copyright (c) 2023 André Pires, Víctor Marques Varollo
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