Uma educação para a memória do Centenário da Independência do Brasil

os periódicos da Paraíba O Norte e Era Nova (1922)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2023v25id5150

Palavras-chave:

imprensa, memória, centenário.

Resumo

O centenário da independência do Brasil foi uma efeméride marcada pelos jogos de produção e de luta da memória. Neste sentido, buscamos dar visibilidade à comemoração do centenário da independência a partir dos periódicos O Norte e Era Nova. Ao se comemorar o bicentenário da independência, em 2022, parece salutar refletir sobre a arquitetura das festividades do centenário. A partir da análise sobre o processo de fabricação da memória em torno da independência do Brasil, o trabalho divide-se em duas partes. Na primeira há uma reflexão sobre o centenário da independência e a fabricação do sentimento nacional. Na segunda parte, reflete-se sobre os periódicos analisados nos produtos audiovisuais e os discursos que coloram em circulação na época. Esses movimentos nos permitiram observar como essas comemorações fizeram parte de um processo de feitura e monumentalização da memória, como também nos questionarmos diante da passagem dos 200 anos da independência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Sena, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Doutora em Letras pela Universidade Federal da Paraíba. Professora Associada no Departamento de Metodologia da Educação e credenciada no Programa de Pós-Graduação na Universidade Federal da Paraíba. Pesquisadora da FAPESQ/PB.

Ângela Maria dos Santos, Universidade Federal da Paraíba

Graduada em Pedagogia, pela Universidade Federal de Alagoas, em 2013. Mestra em História pela Universidade Federal de Alagoas (2017-2019). Doutoranda em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Professora da Rede Municipal de Ensino de Maceió-AL.

Arthur Rodrigues de Lima, Universidade Federal da Paraíba

Graduado em História pela Universidade Estadual da Paraíba. Mestre em História pela Universidade Federal de Campina Grande. Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal da Paraíba.

Downloads

Publicado

18-12-2023

Como Citar

SENA, Fabiana; SANTOS, Ângela Maria dos; LIMA, Arthur Rodrigues de. Uma educação para a memória do Centenário da Independência do Brasil: os periódicos da Paraíba O Norte e Era Nova (1922). Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 25, p. e023044, 2023. DOI: 10.22483/2177-5796.2023v25id5150. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/5150. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Demanda