Desenvolvimento de saberes experienciais sobre o trabalho infantil doméstico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2024v26id5187

Palavras-chave:

saberes docentes, trabalho infantil doméstico, anos iniciais do ensino fundamental.

Resumo

A legislação pátria veda a exploração do trabalho infantil doméstico, entretanto os indicadores oficiais evidenciam que esta prática atinge milhares de crianças. Contrapondo-nos a exploração do trabalho infantil e assumindo os saberes docentes como via de identificação e intervenção dessa prática, buscamos revelar e discutir “Quais são os saberes docentes relativos ao trabalho infantil doméstico desenvolvidos por professores dos anos iniciais a partir de uma ação formativa voltada a esse tema?” Ancorados em Tardif, realizamos uma investigação qualitativa mediante uma atividade formativa, centrada em conteúdos do Direito e da Educação, que envolveu dezesseis professores dos anos iniciais. O material empírico consistiu nas transcrições dos encontros, notas de campo e questionário. A análise evidenciou saberes sobre as implicações e desafios do trabalho infantil nos processos educativos, conhecimento dos contextos escolares e dos alunos e seu potencial à identificação do trabalho infantil doméstico, implicações dos aspectos socioeconômicos na incidência do trabalho infantil e do trabalho infantil doméstico no desenvolvimento das crianças, possibilidades de intervenção em sala de aula. O desenvolvimento de saberes pode fornecer ao professor subsídios teóricos e práticos para identificar, caracterizar e intervir nas práticas de trabalho infantil.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Patrícia Tassi, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Bacharel em Direito pela Universidade de Passo Fundo. Mestre Interdisciplinar em Ciências Humanas pela Universidade Federal da Fronteira Sul.

  • Adriana Richit, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Doutora em Educação Matemática pela UNESP, Rio Claro, SP. Pós-doutora pelo Instituto de Educação da Universidade e Lisboa, Lisboa. Professora, nível adjunto IV, da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS e Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFFS. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias-GEPEM@T e membro associado do Grupo de Pesquisa em Informática, outras Mídias e Educação Matemática-GPIMEM. 

Downloads

Publicado

12-08-2024

Edição

Seção

Artigos de Demanda

Como Citar

Desenvolvimento de saberes experienciais sobre o trabalho infantil doméstico. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 26, p. e024017, 2024. DOI: 10.22483/2177-5796.2024v26id5187. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/5187. Acesso em: 13 dez. 2025.