A EXPRESSÃO “TECNOLOGIA(S)” EM PRODUÇÕES DA XI CNMEM SOBRE MODELAGEM MATEMÁTICA QUE ABARCAM A FORMAÇÃO DE PROFESSOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2025v27id5296

Palavras-chave:

modelagem matemática, tecnologias, formação de professores.

Resumo

A Modelagem Matemática no contexto da Educação Matemática tem conquistado espaços de práticas e pesquisas nos diferentes níveis de ensino. Essa conquista abre um horizonte de possibilidades para investigações que nos levam a refletir sobre inúmeros aspectos. Neste cenário, a presente pesquisa tem como objetivo investigar o(s) uso(s) da expressão “tecnologia(s)” em produções científicas de uma edição da Conferência Nacional sobre Modelagem Matemática (CNMEM) que abarcam, de algum modo, a Formação de Professores. A interrogação que moveu esta pesquisa é: Como a expressão “tecnologia(s)” se revela nas produções da XI CNMEM que, de algum modo, abarcam a Formação de Professores? Para tanto, foram selecionadas aquelas produções que se relacionavam à Formação de Professores e nelas investigamos o uso da expressão admitida. A análise foi subsidiada pelo movimento fenomenológico, consistindo no destaque de expressões que convergem para unidades de significado e avançamos no movimento de convergência entre elas. Movimento este que revelou a expressão tecnologia(s) em referências e nomenclaturas na produção sobre Modelagem Matemática e, tecnologia(s) como uma das Tendências em Educação Matemática articulada à Modelagem Matemática. Em linhas gerais, essa presença nas produções indicou como a(s) tecnologia(s) se articula(m) na investigação temática, Modelagem Matemática desde teorizações, os usos e as repercussões desses usos de tecnologia(s) e Modelagem Matemática nos contextos de ensino e aprendizagem e de pesquisa.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Wellington Piveta Oliveira, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

    Possui graduação em Licenciatura em Matemática. Mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática (PCM) pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professor do Magistério Superior da Universidade Federal do Paraná (UFPR), campus Avançado de Jandaia do Sul. 

  • Bruna Carla Alves Falleiro, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

    Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR, campus Paranavaí. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).  Atualmente, é professora na rede pública de Educação Básica do Estado do Paraná.

Downloads

Publicado

29-08-2025

Edição

Seção

Artigos de Demanda

Como Citar

A EXPRESSÃO “TECNOLOGIA(S)” EM PRODUÇÕES DA XI CNMEM SOBRE MODELAGEM MATEMÁTICA QUE ABARCAM A FORMAÇÃO DE PROFESSOR. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 27, p. e025027, 2025. DOI: 10.22483/2177-5796.2025v27id5296. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/5296. Acesso em: 2 jan. 2026.