AS MUDANÇAS CURRICULARES EM MATO GROSSO DO SUL

A INDUÇÃO DAS POLÍTICAS NEOLIBERAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2025v27id5393

Palavras-chave:

base nacional comum curricular, currículo de referência de Mato Grosso do Sul, coordenação pedagógica.

Resumo

A pesquisa objetivou analisar a perspectiva da coordenação pedagógica diante da implementação do Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul no Ensino Fundamental (CRMSEF), na Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul, e identificar as principais mudanças geradas. O estudo foi desenvolvido na linha de pesquisa: Formação de Professores e Políticas Públicas e apresenta alguns resultados da pesquisa “O currículo de referência do estado de Mato Grosso do Sul no olhar dos(as) coordenadores(as) pedagógicos(as) da rede estadual de ensino em Três Lagoas, MS: elaboração e desenvolvimento”. Trata-se de um estudo de caso, de abordagem qualitativa, norteado pelos pressupostos do materialismo histórico-dialético. Após a fase bibliográfica e documental da pesquisa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com a participação de coordenadoras pedagógicas das escolas da Rede Estadual de Mato Grosso do Sul que ofertavam Ensino Fundamental no município de Três Lagoas, MS. Os resultados foram analisados, observando-se a técnica da Análise de Conteúdo. A fundamentação teórica aporta em autores da pedagogia histórico-crítica. Como resultado, verificou-se que a Base Nacional. Comum Curricular (BNCC) como produto da educação neoliberal tem orientado a elaboração de outros documentos a partir de suas bases, como o Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul, observou-se ainda que a BNCC gerou expectativas ao grupo abordado na pesquisa, mesmo desconhecendo os meandros da política curricular, todavia há incertezas em relação à implementação do CRMSEF.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Flávia Miranda Martins, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

    Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Professora de Geografia concursada pela Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul, com experiência profissional em sala de aula, sala de tecnologia educacionais e coordenação pedagógica. Atua como professora coordenadora pedagógica da E. E. Adilson Alves da Silva.

  • Carla Busato Zandavalli, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

    Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Católica Dom Bosco, Graduação em Educação Artística pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. É professora Associada da UFMS, atuando em cursos de graduação das modalidades presencial e a distância e nos Programas de Pós-Graduação em Educação - CPTL e Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências. 

Downloads

Publicado

24-11-2025

Edição

Seção

Artigos de Demanda

Como Citar

AS MUDANÇAS CURRICULARES EM MATO GROSSO DO SUL: A INDUÇÃO DAS POLÍTICAS NEOLIBERAIS. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 27, p. e025039, 2025. DOI: 10.22483/2177-5796.2025v27id5393. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/5393. Acesso em: 13 dez. 2025.