AS MUDANÇAS CURRICULARES EM MATO GROSSO DO SUL
A INDUÇÃO DAS POLÍTICAS NEOLIBERAIS
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2025v27id5393Palavras-chave:
base nacional comum curricular, currículo de referência de Mato Grosso do Sul, coordenação pedagógica.Resumo
A pesquisa objetivou analisar a perspectiva da coordenação pedagógica diante da implementação do Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul no Ensino Fundamental (CRMSEF), na Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul, e identificar as principais mudanças geradas. O estudo foi desenvolvido na linha de pesquisa: Formação de Professores e Políticas Públicas e apresenta alguns resultados da pesquisa “O currículo de referência do estado de Mato Grosso do Sul no olhar dos(as) coordenadores(as) pedagógicos(as) da rede estadual de ensino em Três Lagoas, MS: elaboração e desenvolvimento”. Trata-se de um estudo de caso, de abordagem qualitativa, norteado pelos pressupostos do materialismo histórico-dialético. Após a fase bibliográfica e documental da pesquisa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com a participação de coordenadoras pedagógicas das escolas da Rede Estadual de Mato Grosso do Sul que ofertavam Ensino Fundamental no município de Três Lagoas, MS. Os resultados foram analisados, observando-se a técnica da Análise de Conteúdo. A fundamentação teórica aporta em autores da pedagogia histórico-crítica. Como resultado, verificou-se que a Base Nacional. Comum Curricular (BNCC) como produto da educação neoliberal tem orientado a elaboração de outros documentos a partir de suas bases, como o Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul, observou-se ainda que a BNCC gerou expectativas ao grupo abordado na pesquisa, mesmo desconhecendo os meandros da política curricular, todavia há incertezas em relação à implementação do CRMSEF.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ana Flávia Miranda Martins, Carla Busato Zandavalli

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .
















