PROFISSÃO DOCENTE
UM OLHAR SOBRE DESAFIOS E IMPLICAÇÕES DE SEU EXERCÍCIO NA PANDEMIA
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2025v27id5404Palavras-chave:
profissão docente, educação infantil, pandemia.Resumo
Este artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado que teve como objetivo compreender os desafios impostos, durante a pandemia, aos educadores, famílias e crianças de uma escola pública de Rio Claro, na Educação Infantil, no ano de 2021, atravessados pelo olhar da professora coordenadora que se debruçou sobre acontecimentos vividos nesse contexto, desenvolveu uma pesquisa narrativa da experiência e considerou material empírico o seu caderno digital. Este trabalho objetiva compreender o sentido da profissão docente no contexto da referida escola. Naquele ano, as aulas foram suspensas e a Secretaria Municipal de Educação de Rio Claro deliberou a oferta de atividades para serem realizadas pelas crianças nas suas casas, o que trouxe à tona alguns desafios e o uso de diferentes estratégias. Concluímos pela necessidade de que os docentes legitimem sua condição enquanto profissionais da Educação.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Milena Simao, Laura Noemi Chaluh

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .
















