AUTORIA DOCENTE

UMA PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL NA INOVAÇÃO DAS PRÁTICAS FORMATIVAS NOS GRUPOS DE ESTUDOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2025v27id5419

Palavras-chave:

autoria docente, formação profissional continuada, desenvolvimento profissional.

Resumo

Com o objetivo de conhecer as necessidades e perspectivas de docentes de uma escola pública de Duque de Caxias/RJ, esta pesquisa qualitativa explorou o conceito de autoria docente e sua relevância para o desenvolvimento profissional em contextos de formação continuada. Este artigo traz as percepções dos professores em relação à autoria docente e ao processo de formação continuada desejado pelo grupo. A metodologia envolveu estudo teórico com a aplicação de um questionário semiestruturado aos participantes de um grupo de estudos, composto por vinte e sete docentes. Os resultados identificaram a preferência por uma formação continuada de abordagem prático-reflexiva com base na reflexão sobre a ação e na atualização dos conhecimentos pedagógicos como a dimensão de desenvolvimento profissional. Nos eixos de abrangência e intensidade, o grupo docente demonstrou interesse profundo pela formação, destacando os indicadores de dedicação ativa, responsabilidade sistemática e inovação criativa como prioridades. Para tanto, o grupo apontou os cursos de média/longa duração e projetos de pesquisa-ação como atividades necessárias na sua formação continuada. Esses resultados orientam o planejamento de futuras formações profissionais, visando promover uma prática pedagógica autoral e eficaz.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Bianca de Lima Maia, Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO)

    Possui graduação em Pedagogia e Bacharelado em Direito pela Universidade Estácio de Sá. Especialista em Gestão do Trabalho Pedagógico pela Unigranrio. Mestra em Ensino de Ciências pela Unigranrio.  Coordenadora - Coletivo Ateliê dos Jovens Escritores. Professora da Prefeitura Municipal de Duque de Caxias, RJ.

  • Lucilene Aparecida e Lima do Nascimento, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)

    Possui pedagogia (Gestão de Sistemas Educacionais) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Bacharelado em Teologia pela Faculdade Nazarena do Brasil (Campinas/SP). Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Ensino de Ciências pela mesma isntituição (IFRJ). Doutora em Ensino de Ciências pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro (IFRJ). Professora Aposentada da Rede Estadual onde atuou de 1990 a 2022.

  • Artur Antônio Melo de Lira Brandt , Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO)

    Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal Fluminense. Pós-graduação em Análise de Sistemas pela PUC-Rio. Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutorado em Biologia Computacional e Sistemas pela Fundação Oswaldo Cruz. Atualmente é professor da FAETERJ-RIO - FAETEC - Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e da Univeritas - Grupo SER Educacional. Atualmente desenvolvendo projeto de utilização de computação de alto desempenho para simulação de dinâmica molecular de proteínas.

Downloads

Publicado

24-11-2025

Edição

Seção

Artigos de Demanda

Como Citar

AUTORIA DOCENTE: UMA PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL NA INOVAÇÃO DAS PRÁTICAS FORMATIVAS NOS GRUPOS DE ESTUDOS. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 27, p. e025040, 2025. DOI: 10.22483/2177-5796.2025v27id5419. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/5419. Acesso em: 13 dez. 2025.