AUTORIA DOCENTE
UMA PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL NA INOVAÇÃO DAS PRÁTICAS FORMATIVAS NOS GRUPOS DE ESTUDOS
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2025v27id5419Palavras-chave:
autoria docente, formação profissional continuada, desenvolvimento profissional.Resumo
Com o objetivo de conhecer as necessidades e perspectivas de docentes de uma escola pública de Duque de Caxias/RJ, esta pesquisa qualitativa explorou o conceito de autoria docente e sua relevância para o desenvolvimento profissional em contextos de formação continuada. Este artigo traz as percepções dos professores em relação à autoria docente e ao processo de formação continuada desejado pelo grupo. A metodologia envolveu estudo teórico com a aplicação de um questionário semiestruturado aos participantes de um grupo de estudos, composto por vinte e sete docentes. Os resultados identificaram a preferência por uma formação continuada de abordagem prático-reflexiva com base na reflexão sobre a ação e na atualização dos conhecimentos pedagógicos como a dimensão de desenvolvimento profissional. Nos eixos de abrangência e intensidade, o grupo docente demonstrou interesse profundo pela formação, destacando os indicadores de dedicação ativa, responsabilidade sistemática e inovação criativa como prioridades. Para tanto, o grupo apontou os cursos de média/longa duração e projetos de pesquisa-ação como atividades necessárias na sua formação continuada. Esses resultados orientam o planejamento de futuras formações profissionais, visando promover uma prática pedagógica autoral e eficaz.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Bianca de Lima Maia, Lucilene Aparecida e Lima do Nascimento, Artur Antônio Melo de Lira Brandt

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .
















