Lesson Study
análise bibliométrica da produção acadêmica na base de dados da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2024v26id5459Palavras-chave:
Lesson Study, estudo bibliométrico, desenvolvimento profissional docente.Resumo
O objetivo deste estudo é mapear e analisar as produções científicas nos programas de Pós-graduação (Teses e Dissertações) brasileiras relacionadas à temática do Lesson Study, com ênfase em iniciativas que vão além da Matemática. Para alcançar esse propósito, realizou-se uma pesquisa bibliométrica com uma abordagem qualiquantitativa. Os dados foram obtidos por meio de busca na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, considerando produções que incluíssem o descritor Lesson Study. Identificaram-se 37 produções, das quais 11 dissertações e 16 teses foram selecionadas para leitura e análise, totalizando 27 produções com base nos procedimentos da análise bibliométrica. O cenário inicial revelou que o Lesson Study é uma abordagem que compreende esse modelo de formação como um processo contínuo, desenvolvido em ciclos, evoluindo para novos níveis de compreensão e conhecimento a cada etapa. Destaca-se a necessidade de explorar o Lesson Study como tema de estudos em outras disciplinas, indo além da matemática, visando torná-lo um processo formativo de desenvolvimento profissional para os professores no contexto brasileiro.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Carolina Caldini, Camila Caldini Coutinho, Edison Trombeta de Oliveira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .
















