Políticas de educação superior e povos indígenas

caminhos para uma interculturalidade transformadora

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2026v28id5624

Palavras-chave:

políticas educacionais, povos indígenas, interculturalidade.

Resumo

O artigo analisa as políticas de acesso, permanência e conclusão na educação superior para povos indígenas, abordando-as como um reflexo das lutas históricas por inclusão e equidade. Por meio de uma pesquisa teórica, examina-se a influência de políticas neoliberais, que frequentemente promovem a exclusão, em contraste com as políticas públicas voltadas para a democratização da educação superior. O objetivo é destacar a importância da interculturalidade na educação e a necessidade de integrar conhecimentos e perspectivas indígenas aos currículos universitários, de forma a atender à diversidade cultural e fortalecer a justiça social. O estudo aponta que, ao incorporar saberes e modos de aprendizado indígenas, as instituições educacionais podem contribuir para reduzir desigualdades sistêmicas, promovendo um ambiente acadêmico inclusivo e plural. Conclui-se que a implementação de políticas educacionais interculturais é essencial para construir uma sociedade mais equitativa e sustentável, em que as diferenças culturais sejam valorizadas e respeitadas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Josue Arias Espino, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

    Possui graduação em Profesorado en la Enseñanza del Español pela Universidad Pedagógica Nacional Francisco Morazán. Mestrado em Educação com linha em Políticas Públicas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). 

  • Sandra Soares Della Fonte, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

    Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Espírito Santo e em Educação Física pela mesma universidade. Mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. Doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, com estágio em doutoramento na University of Nottingham na Inglaterra. É professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFES.

Downloads

Publicado

31-03-2026

Edição

Seção

Artigos de Demanda

Como Citar

ARIAS ESPINO, Josue; DELLA FONTE, Sandra Soares. Políticas de educação superior e povos indígenas: caminhos para uma interculturalidade transformadora. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 28, p. e026022, 2026. DOI: 10.22483/2177-5796.2026v28id5624. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/5624. Acesso em: 21 abr. 2026.