IMPLEMENTAÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO BÁSICA PARA TODOS EM MOÇAMBIQUE NO CONTEXTO DO OBJETIVO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 4

PROGRESSOS, LIMITES E PERSPECTIVAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2025v27id5686

Palavras-chave:

educação básica, política educacional, objetivos de desenvolvimento sustentável.

Resumo

Moçambique é um país signatário da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e, por conseguinte, o governo guia-se deste instrumento para elaboração dos seus planos de governação e desenvolvimento do país. Deste modo, objetivou-se analisar teórico-reflexivamente a implementação da política do direito à educação básica para todos em Moçambique no contexto do Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 4, com a finalidade de apontar seus progressos, limites e perspectivas. Para o efeito, desenvolveu-se esta pesquisa qualitativa, apoiando-se na análise documental e bibliográfica. Como resultados, constataram-se avanços relativos à institucionalização da política nos marcos legais e planos do setor da educação. Porém, observou-se que o direito à educação básica não é colocado como prioridade do governo, pois a política é efetivada num contexto de pouco investimento, financiamento e austeridade públicos, limitando a provisão de condições escolares e de recursos humanos, o que repercute na qualidade de educação e valorização docente. Este curso de ação adotado torna a implementação do direito à educação muito insuficiente e fragiliza a qualidade de ensino, o que poderá comprometer o alcance das metas estabelecidas. Diante disto, é pertinente haver maior investimento público ao setor da educação, de modo a garantir o acesso a uma educação de qualidade, equitativa e inclusiva de forma efetiva.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Gildo Aliante, Universidade Save (UniSave) - Extensão de Massinga

    Possui graduação em Planificação, Administração e Gestão da Educação pela Universidade Pedagógica – Moçambique.  Mestrado e doutorado em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor afeto no Departamento de Educação e Psicologia na Universidade Save – Extensão da Massinga, Inhambane.

  • Benizardo da Graça Luís, Universidade Save (UniSave) - Extensão de Massinga
    Possui licenciatura (Ciências Educação) Habilitações académicas. Mestrado em Educação/Formação de Formadores pela Universidade Pedagógica – Moçambique. Docente afeto no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade Save, Extensão da Massinga.
  • Alifo Artur Aiuba, Universidade Save (UniSave) - Extensão de Massinga

    Mestrando em Educação/Currículo pela Universidade Save, Moçambique. Docente afeto no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade Save, Extensão da Massinga.

Publicado

05-11-2025

Edição

Seção

Artigos de Demanda

Como Citar

IMPLEMENTAÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO BÁSICA PARA TODOS EM MOÇAMBIQUE NO CONTEXTO DO OBJETIVO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 4: PROGRESSOS, LIMITES E PERSPECTIVAS. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 27, p. e025037, 2025. DOI: 10.22483/2177-5796.2025v27id5686. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/5686. Acesso em: 2 jan. 2026.