IMPLEMENTAÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO BÁSICA PARA TODOS EM MOÇAMBIQUE NO CONTEXTO DO OBJETIVO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 4
PROGRESSOS, LIMITES E PERSPECTIVAS
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2025v27id5686Palavras-chave:
educação básica, política educacional, objetivos de desenvolvimento sustentável.Resumo
Moçambique é um país signatário da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e, por conseguinte, o governo guia-se deste instrumento para elaboração dos seus planos de governação e desenvolvimento do país. Deste modo, objetivou-se analisar teórico-reflexivamente a implementação da política do direito à educação básica para todos em Moçambique no contexto do Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 4, com a finalidade de apontar seus progressos, limites e perspectivas. Para o efeito, desenvolveu-se esta pesquisa qualitativa, apoiando-se na análise documental e bibliográfica. Como resultados, constataram-se avanços relativos à institucionalização da política nos marcos legais e planos do setor da educação. Porém, observou-se que o direito à educação básica não é colocado como prioridade do governo, pois a política é efetivada num contexto de pouco investimento, financiamento e austeridade públicos, limitando a provisão de condições escolares e de recursos humanos, o que repercute na qualidade de educação e valorização docente. Este curso de ação adotado torna a implementação do direito à educação muito insuficiente e fragiliza a qualidade de ensino, o que poderá comprometer o alcance das metas estabelecidas. Diante disto, é pertinente haver maior investimento público ao setor da educação, de modo a garantir o acesso a uma educação de qualidade, equitativa e inclusiva de forma efetiva.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Gildo Aliante, Benizardo da Graça Luís, Alifo Artur Aiuba

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .
















