A LUDICIDADE COMO POTENCIALIZADORA DA APRENDIZAGEM NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2025v27id5740

Palavras-chave:

atendimento educacional especializado, ludicidade, tecnologia assistiva.

Resumo

Este texto apresenta os resultados de pesquisa que teve como objetivo analisar a aplicação de atividades lúdicas na aprendizagem dos alunos que frequentam o atendimento educacional especializado, de modo que possam potencializar o desenvolvimento intelectual e sua aprendizagem. A pesquisa se caracterizou pela natureza qualitativa e exploratória, combinando as abordagens bibliográfica e de campo. A análise dos dados pautou-se na Psicologia Histórico-Cultural, nos estudos de Vygotsky, Luria e Leontiev. A partir das intervenções pedagógicas, foi elaborado o jogo de cartas “Desafio Animal”, como um recurso da tecnologia assistiva para potencializar a aprendizagem dos alunos. Pode-se inferir que a partir da elaboração do recurso educacional e das necessidades dos alunos, o jogo contribuiu para a intensificação da aprendizagem e provocou mudanças no comportamento. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Alexsandra Raimundo de Oliveira Ruppel, Universidade Estadual de Ponta Grossa

    Possui licenciatura em Pedagogia. Mestrado em Educação Inclusiva pela Universidade Estadual de Ponta Grossa.

  • Vera Lucia Martiniak, Universidade Estadual de Ponta Grossa

    Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, doutorado em Educação, na linha de concentração em História, Filosofia e Educação pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP. É professora Associada do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa. 

     

Downloads

Publicado

16-12-2025

Edição

Seção

Dossiê - Tecnologias e acessibilidade na educação presencial, a distância e remota: para ressignificar uma escola inclusiva

Como Citar

A LUDICIDADE COMO POTENCIALIZADORA DA APRENDIZAGEM NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 27, p. e025047, 2025. DOI: 10.22483/2177-5796.2025v27id5740. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/5740. Acesso em: 21 dez. 2025.