A LUDICIDADE COMO POTENCIALIZADORA DA APRENDIZAGEM NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2025v27id5740Palavras-chave:
atendimento educacional especializado, ludicidade, tecnologia assistiva.Resumo
Este texto apresenta os resultados de pesquisa que teve como objetivo analisar a aplicação de atividades lúdicas na aprendizagem dos alunos que frequentam o atendimento educacional especializado, de modo que possam potencializar o desenvolvimento intelectual e sua aprendizagem. A pesquisa se caracterizou pela natureza qualitativa e exploratória, combinando as abordagens bibliográfica e de campo. A análise dos dados pautou-se na Psicologia Histórico-Cultural, nos estudos de Vygotsky, Luria e Leontiev. A partir das intervenções pedagógicas, foi elaborado o jogo de cartas “Desafio Animal”, como um recurso da tecnologia assistiva para potencializar a aprendizagem dos alunos. Pode-se inferir que a partir da elaboração do recurso educacional e das necessidades dos alunos, o jogo contribuiu para a intensificação da aprendizagem e provocou mudanças no comportamento.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Alexsandra Raimundo de Oliveira Ruppel, Vera Lucia Martiniak

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .
















