O VÍRUS E O VERSO
A LITERATURA DE CORDEL COMO MATERIAL DIDÁTICO PARA A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE A COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2025v27id5741Palavras-chave:
materiais didáticos, literatura de cordel, pandemia de COVID-19.Resumo
Este trabalho buscou apresentar dados sobre a realização de uma ação extensionista proposta diante da emergência da pandemia de coronavírus. Tal projeto teve como produto final o desenvolvimento de folhetos de cordel em formato de ebook, pensados como meio de elaboração e compartilhamento de conteúdos educativos acerca da COVID-19. Fundamentada na perspectiva da ecologia de saberes, a ação partiu do reconhecimento das diferentes formas de assimilação, produção e difusão de saberes, bem como a reafirmação de vínculos entre a aprendizagem e a dimensão criativa. Utilizou-se uma metodologia qualitativa, tomando como princípio a realização de oficinas como espaços de negociação e produção de significados. Desse modo, a literatura de cordel foi mobilizada enquanto ferramenta de leitura crítica do mundo, ao mesmo tempo em que incitou os participantes ao reconhecimento de formas de articulação e lugares de criação e produção de sentidos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Roberta de Sousa Mélo, Rafael de Oliveira Rodrigues

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .
















