O VÍRUS E O VERSO

A LITERATURA DE CORDEL COMO MATERIAL DIDÁTICO PARA A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE A COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2025v27id5741

Palavras-chave:

materiais didáticos, literatura de cordel, pandemia de COVID-19.

Resumo

Este trabalho buscou apresentar dados sobre a realização de uma ação extensionista proposta diante da emergência da pandemia de coronavírus. Tal projeto teve como produto final o desenvolvimento de folhetos de cordel em formato de ebook, pensados como meio de elaboração e compartilhamento de conteúdos educativos acerca da COVID-19. Fundamentada na perspectiva da ecologia de saberes, a ação partiu do reconhecimento das diferentes formas de assimilação, produção e difusão de saberes, bem como a reafirmação de vínculos entre a aprendizagem e a dimensão criativa. Utilizou-se uma metodologia qualitativa, tomando como princípio a realização de oficinas como espaços de negociação e produção de significados. Desse modo, a literatura de cordel foi mobilizada enquanto ferramenta de leitura crítica do mundo, ao mesmo tempo em que incitou os participantes ao reconhecimento de formas de articulação e lugares de criação e produção de sentidos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Roberta de Sousa Mélo, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

    Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco, mestrado e doutorado em Sociologia pela mesma instituição. Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal do Vale do São Francisco - Colegiado de Educação Física. Coordenadora do LECCORPO - Laboratório de Estudos da Cultura Corporal, cadastrado no CNPq. 

  • Rafael de Oliveira Rodrigues, Universidade Federal de Alagoas (Ufal)

    Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestrado em Antropologia Social pelo mesmo Programa de Pós-Graduação (PPGAS/UFSC). Doutorado em Antropologia pelo programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGAS/UFSC). Bolsista pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE/CAPES) na Sapienza Università di Roma. Professor Adjunto III do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Editor gerente da Revista Mundaú.

Downloads

Publicado

25-11-2025

Edição

Seção

Dossiê - Tecnologias e acessibilidade na educação presencial, a distância e remota: para ressignificar uma escola inclusiva

Como Citar

O VÍRUS E O VERSO: A LITERATURA DE CORDEL COMO MATERIAL DIDÁTICO PARA A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE A COVID-19. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 27, p. e025046, 2025. DOI: 10.22483/2177-5796.2025v27id5741. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/5741. Acesso em: 13 dez. 2025.