PICT-EAD

UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO ACADÊMICO-CIENTÍFICA PARA O ALUNO DO SISTEMA DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2025v27id5806

Palavras-chave:

iniciação científica, ensino a distância, formação acadêmica.

Resumo

Este artigo apresenta um recorte da tese de doutorado realizada com a coorientação de uma pesquisadora vinculada à Universidade do Minho, em Braga, Portugal. A pesquisa teve como foco o Programa de Iniciação Científica e Tecnológica – PICT-EAD, analisado como uma prática inovadora na formação acadêmico-científica de estudantes da modalidade de ensino superior a distância. O programa estrutura-se em etapas progressivas que abrangem desde os fundamentos da iniciação científica até a produção e divulgação de trabalhos acadêmicos. Por meio da utilização de ambientes digitais e estratégias colaborativas de mediação, o PICT-EAD ressignifica a iniciação científica no contexto da EaD. Suas ações síncronas e assíncronas, aliadas a uma gestão centrada nas necessidades dos estudantes, promovem protagonismo, engajamento e crescimento acadêmico, pessoal e profissional. A articulação entre teoria e prática, com múltiplos recursos pedagógicos e tecnológicos, configura uma proposta flexível, dialógica e em constante evolução. Assim, o PICT-EAD emerge como um modelo transformador que amplia o acesso à cultura científica e pode inspirar novas práticas no ensino superior a distância.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Altina da Silva Ramos, Universidade do Minho (UMinho)

    Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Mestre em Estudos Ibéricos: multimédia e didática das línguas pela Université de Toulouse le-Mirail. Doutora em Estudos da Criança, especialidade Tecnologia Educativa.

     

     

  • Dayane Verginia Batista Bessa, DOT Digital Group

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade estadual de Londrina. Especialista em Gestão e Organização Escolar pelo Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação. Mestrado e Doutorado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e Suas Tecnologias pela Universidade Pitágoras Unopar, realizou Estágio Científico Avançado de Doutoramento na Universidade do Minho na cidade de Braga - Portugal.

  • Fátima Aparecida da Silva Dias, Universidade Norte do Paraná (Unopar)

    Possui graduação em Matemática, Ciências Físicas e Biológicas e Pedagogia. Especialista em Informática Educativa pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. Mestre e Doutora em Educação Matemática pela Universidade Bandeirante e Anhanguera. Pós-Doutorado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias pela Universidade Norte do Paraná. Coordenação do PICT EAD da Universidade Norte do Paraná.

Publicado

29-12-2025

Edição

Seção

Dossiê - Tecnologias e acessibilidade na educação presencial, a distância e remota: para ressignificar uma escola inclusiva

Como Citar

PICT-EAD: UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO ACADÊMICO-CIENTÍFICA PARA O ALUNO DO SISTEMA DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂ. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 27, p. e025058, 2025. DOI: 10.22483/2177-5796.2025v27id5806. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/5806. Acesso em: 2 jan. 2026.