PICT-EAD
UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO ACADÊMICO-CIENTÍFICA PARA O ALUNO DO SISTEMA DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂ
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2025v27id5806Palavras-chave:
iniciação científica, ensino a distância, formação acadêmica.Resumo
Este artigo apresenta um recorte da tese de doutorado realizada com a coorientação de uma pesquisadora vinculada à Universidade do Minho, em Braga, Portugal. A pesquisa teve como foco o Programa de Iniciação Científica e Tecnológica – PICT-EAD, analisado como uma prática inovadora na formação acadêmico-científica de estudantes da modalidade de ensino superior a distância. O programa estrutura-se em etapas progressivas que abrangem desde os fundamentos da iniciação científica até a produção e divulgação de trabalhos acadêmicos. Por meio da utilização de ambientes digitais e estratégias colaborativas de mediação, o PICT-EAD ressignifica a iniciação científica no contexto da EaD. Suas ações síncronas e assíncronas, aliadas a uma gestão centrada nas necessidades dos estudantes, promovem protagonismo, engajamento e crescimento acadêmico, pessoal e profissional. A articulação entre teoria e prática, com múltiplos recursos pedagógicos e tecnológicos, configura uma proposta flexível, dialógica e em constante evolução. Assim, o PICT-EAD emerge como um modelo transformador que amplia o acesso à cultura científica e pode inspirar novas práticas no ensino superior a distância.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Maria Altina da Silva Ramos, Dayane Verginia Batista Bessa, Fátima Aparecida da Silva Dias

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .
















