Juventudes universitárias populares e educação freireana:
reflexões sociológicas
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2018v20n2p305-325Resumo
Apresenta reflexões acerca da categoria freireana educação popular e fenômenos vinculados à juventude universitária brasileira. Nosso propósito é 1) demonstrar que os universitários brasileiros, em boa medida e cada vez mais, têm origens sociais nas camadas mais populares, 2) sugerir que para este tipo de juventude é a educação popular freireana a base conceitual mais próxima para compreender as vicissitudes deste grupo, e 3) inferir que o ensino superior não está totalmente alheio às questões da juventude universitária popular e que a educação popular vem sendo aplicada neste universo. A escolha por universitários populares decorre de um fenômeno recente no Brasil denominado “massificação do ensino superior”. A juventude, enquanto categoria carrega discursos dos mais díspares tanto que os sociólogos da juventude preferem utilizar a expressão “juventudes”. O desafio é argumentar que a categoria educação popular se subsume perfeitamente aos fenômenos da juventude universitária popular brasileira. Os dados aqui trazidos têm como fonte pesquisas do Fórum Nacional do Pró-reitores de Assuntos Estudantis. Os resultados apontam que a massificação do ensino superior no Brasil é um fenômeno em andamento, que a universidade brasileira se popularizou e que parte dela utiliza a educação popular freireana como aporte teórico e fonte de diálogo com a juventude universitária popular.
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