Convivência, ética, e autoridade na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2021v23n3p699-720Palavras-chave:
Educação Infantil, Ética, Autoridade.Resumo
Investigamos neste estudo os aspectos éticos da convivência na escola de Educação Infantil e o uso da autoridade pelo professor. Indagamos sobre as situações éticas enfrentadas pelos professores na prática docente para compreender como conduzem a relação com alunos e famílias. Dez professores participaram deste estudo. Foi utilizada uma metodologia qualitativa com entrevistas individuais gravadas e transcritas. Os relatos foram analisados de modo descritivo com identificação e caracterização das diferentes situações éticas enfrentadas e das reflexões sobre cada uma delas. Constatamos que os professores usavam sua autoridade enquanto poder, ou seja, desvinculada das decisões com as famílias e as crianças. Esta forma de autoridade não considera o modo de relacionamento da criança nas famílias e não favorece a aproximação e o respeito. As relações sociais na escola permitem ao professor construir uma ética de convivência, por meio da qual irá formar sua autoridade e participar das transformações na sociedade.
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