Convivência, ética, e autoridade na educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2021v23n3p699-720

Palavras-chave:

Educação Infantil, Ética, Autoridade.

Resumo

Investigamos neste estudo os aspectos éticos da convivência na escola de Educação Infantil e o uso da autoridade pelo professor. Indagamos sobre as situações éticas enfrentadas pelos professores na prática docente para compreender como conduzem a relação com alunos e famílias. Dez professores participaram deste estudo. Foi utilizada uma metodologia qualitativa com entrevistas individuais gravadas e transcritas. Os relatos foram analisados de modo descritivo com identificação e caracterização das diferentes situações éticas enfrentadas e das reflexões sobre cada uma delas. Constatamos que os professores usavam sua autoridade enquanto poder, ou seja, desvinculada das decisões com as famílias e as crianças. Esta forma de autoridade não considera o modo de relacionamento da criança nas famílias e não favorece a aproximação e o respeito. As relações sociais na escola permitem ao professor construir uma ética de convivência, por meio da qual irá formar sua autoridade e participar das transformações na sociedade.

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Biografias Autor

Martha Marlene Wankler Hoppe, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS

Psicóloga e Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Docente no curso de Licenciatura em Letras. Professor Adjunto da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Desenvolve estudos e pesquisas na área de Arte, Literatura e Psicanálise.

 

Tatiane Lopes do Santos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado RS - FAPERGS

Graduada em Administração - Sistemas e Serviços de Saúde pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS. Bolsista de Iniciação Científica FAPERGS.

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Publicado

2021-11-05

Como Citar

HOPPE, Martha Marlene Wankler; SANTOS, Tatiane Lopes do. Convivência, ética, e autoridade na educação infantil. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 23, n. 3, p. 699–720, 2021. DOI: 10.22483/2177-5796.2021v23n3p699-720. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/3714. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Secção

Dossiê - Práticas pedagógicas