UMA CAMINHADA DO SINGULAR AO PLURAL

LETRAMENTOS DENTRO DE UM PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2025v27id5330

Palavras-chave:

letramento, letramentos, formação continuada.

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar quais concepções de letramento apoiam as práticas docentes no tocante à leitura no território dos anos iniciais da educação básica. Essa proposta se justifica pelas necessidades inerentes às relações de sentido imbricadas na leitura como instrumento de poder em meio a uma sociedade que retrata as diversas culturas do escrito. Os dados para análise foram extraídos de narrativas escritas por professores no início e no final de cinco encontros formativos, a partir de um instrumento denominado, ilustrativamente, como “cápsula do tempo”. Neste movimento, percebeu-se como ancorar as atividades leitoras desenvolvidas em sala de aula para além da decodificação do sistema alfabético, observando a pluralidade na perspectiva dos letramentos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografias do Autor

  • Ana Paula Machado Teixeira, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)

    Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL - Araranguá). Mestrado em Educação - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Doutoranda em Educação - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Professora dos Anos Iniciais no município de Arroio do Sal. Integrante do grupo de Grupo de Pesquisa e Estudos Integrados à Educação: Linguagens e Letramentos/UERGS.

  • Mônica de Souza, Universidade Estadual do Rio grande do Sul (UERGS)

    Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Mestre do Programa de Pós-graduação da Universidades Estadual do Rio Grande do Sul. Professora dos Anos Iniciais nos municípios de Terra de Areia/RS e Capão da Canoa/RS. Integrante do grupo de Grupo de Pesquisa e Estudos Integrados à Educação: Linguagens e Letramentos/UERGS.

  • Veronice Camargo da Silva, Universidade Estadual do Rio grande do Sul (UERGS)

    Possui Graduação em Letras. Mestrado em Letras- Área de Concentração-Linguística Aplicada.  Doutorado em Linguística. Professora Adjunta da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul/UERGS. Docente no Programa de Pós-Graduação -Mestrado Profissional em Educação/ UERGS.

Publicado

2025-03-24

Edição

Secção

Artigos de Demanda

Como Citar

UMA CAMINHADA DO SINGULAR AO PLURAL: LETRAMENTOS DENTRO DE UM PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 27, p. e025011, 2025. DOI: 10.22483/2177-5796.2025v27id5330. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/5330. Acesso em: 13 dez. 2025.