UMA LEITURA DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2025v27id5490

Palavras-chave:

BNCC, ensino de ciências, epistemologia.

Resumo

Considerando-se que a educação em ciências tem papel fundamental na formação humana integral, bem como na construção de uma visão mais ampla de mundo e de sociedade, e que o ensino de ciências na educação básica deve favorecer a formação de pessoas com espírito crítico e capacidade interventiva no mundo, com vistas à melhoria da qualidade de vida individual e coletiva, este estudo tem por objetivo discutir as bases epistemológicas da Base Nacional Comum Curricular para o ensino de ciências no Ensino Fundamental. O estudo é de abordagem qualitativa e do tipo documental, e visa a analisar o conteúdo manifesto e latente do documento da Base Nacional Comum Curricular. O estudo da área de Ciências da Natureza do documento da Base Nacional Comum Curricular centra-se no discurso que o texto informa, no contexto, em sua utilização e em sua função. Nota-se que, apesar de anunciar um ensino convergente com os estudos atuais sobre educação em ciências, a proposta de ensino de ciências presente na Base Nacional Comum Curricular do Ensino Fundamental está desvinculada de questões sociais que afetam e interferem na vida dos estudantes e não favorece a articulação entre diferentes elementos para a construção da ciência, distanciando-se, assim, das discussões atuais do campo da educação em ciências.

Downloads

Biografia Autor

Lucimara Del Pozzo Basso, Instituto Federal de São Paulo (IFSP)

Possui licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP, Campus de Rio Claro. Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista - UNESP, Campus de Rio Claro. Atualmente é pedagoga no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogia Universitária - GEPPU, Unesp, Rio Claro/SP. 

Publicado

2025-05-20

Como Citar

BASSO, Lucimara Del Pozzo. UMA LEITURA DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 27, p. e025024, 2025. DOI: 10.22483/2177-5796.2025v27id5490. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/5490. Acesso em: 12 ago. 2025.

Edição

Secção

Artigos de Demanda