Estágio em gestão e coordenação do ensino com pesquisa e a formação continuada do coordenador pedagógico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2026v28id5781

Palavras-chave:

Palavras chaves: Estágio em gestão; coordenador pedagógico; formação continuada.

Resumo

Resumo: Este texto situado no campo da Política Educacional tem por objetivo analisar o componente curricular obrigatório Estágio Supervisionado em Gestão e Coordenação do Ensino realizado com       pesquisa e suas contribuições na formação continuada do coordenador pedagógico que atua na        educação básica.  A pesquisa contou com a participação de 4 coordenadoras Pedagógicas com o intuito de compreender seus processos formativos. As discussões partem da compreensão que o estágio em gestão com pesquisa tem contribuído não apenas na formação inicial dos licenciandos, mas na formação continuada do coordenador pedagógico que atua na escola. Os resultados revelaram que o                      coordenador pedagógico ao receber o estagiário de gestão e declarar sua participação na pesquisa se compromete com um movimento coletivo de aprendizagem, dialoga com os pares, busca informações e saberes que gravitam em torno da questão de pesquisa fazendo com que sua formação continuada seja reflexiva e contínua durante todo período.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Elizabete Pereira Barbosa, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Especialização em Supervisão Escolar/UEFS. Mestrado em Ciências Agrárias com Área de concentração em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal da Bahia. Doutorado em Educação pela FACED/UFBA. Professora Titular do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana -UEFS e do Programa de Pós-Graduação em Educação, PPGE/UEFS.

Publicado

2026-06-09

Edição

Secção

Dossiê - Políticas de formação de professores e de currículo: resistência e criação nas escolas

Como Citar

BARBOSA, Elizabete Pereira. Estágio em gestão e coordenação do ensino com pesquisa e a formação continuada do coordenador pedagógico. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 28, p. e026028, 2026. DOI: 10.22483/2177-5796.2026v28id5781. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/5781. Acesso em: 30 set. 2026.