ALFABETIZAÇÃO MIDIÁTICA E INFORMACIONAL PARA TODOS
SEQUÊNCIA DIDÁTICA MEDIADA COM A UTILIZAÇÃO DO PADLET®
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2025v27id5676Palavras-chave:
AMI, DUA, Padlet.Resumo
Este estudo desenvolveu, validou e implementou uma sequência didática para alfabetização midiática e informacional de estudantes do 5º ano do ensino fundamental, utilizando a plataforma Padlet® como ferramenta de mediação tecnológica. A pesquisa, de natureza qualitativa e delineada como pesquisa participante, baseou-se no ciclo de aprendizagem 4MAT e nos princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem. A sequência didática foi aplicada ao longo de três semanas em uma escola pública de Bragança Paulista, interior de São Paulo, empregando recursos tecnológicos e metodologias ativas. Os resultados demonstraram alto engajamento dos estudantes, evolução na capacidade de avaliar criticamente informações online e efetiva inclusão de estudantes com necessidades educacionais específicas. Observou-se a aplicabilidade prática das competências desenvolvidas, com estudantes questionando informações de aspecto duvidoso que passaram a reconhecer também fora do ambiente escolar. O estudo contribui como um modelo replicável para integração da alfabetização midiática e informacional no currículo dos anos finais do ensino fundamental I, alinhado às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular e os objetivos de desenvolvimento sustentável 4 e 12, ao assegurar uma educação equitativa e de qualidade que oportuniza múltiplas formas e meios de aprendizagem para todos e padrões de produção e de consumo sustentáveis.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Clayton Ferreira dos Santos Scarcella, Lucimara Pereira de Araújo, Leandro Key Higuchi Yanaze

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .
















