ALFABETIZAÇÃO MIDIÁTICA E INFORMACIONAL PARA TODOS

SEQUÊNCIA DIDÁTICA MEDIADA COM A UTILIZAÇÃO DO PADLET®

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2025v27id5676

Palavras-chave:

AMI, DUA, Padlet.

Resumo

Este estudo desenvolveu, validou e implementou uma sequência didática para alfabetização midiática e informacional de estudantes do 5º ano do ensino fundamental, utilizando a plataforma Padlet® como ferramenta de mediação tecnológica. A pesquisa, de natureza qualitativa e delineada como pesquisa participante, baseou-se no ciclo de aprendizagem 4MAT e nos princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem. A sequência didática foi aplicada ao longo de três semanas em uma escola pública de Bragança Paulista, interior de São Paulo, empregando recursos tecnológicos e metodologias ativas. Os resultados demonstraram alto engajamento dos estudantes, evolução na capacidade de avaliar criticamente informações online e efetiva inclusão de estudantes com necessidades educacionais específicas. Observou-se a aplicabilidade prática das competências desenvolvidas, com estudantes questionando informações de aspecto duvidoso que passaram a reconhecer também fora do ambiente escolar. O estudo contribui como um modelo replicável para integração da alfabetização midiática e informacional no currículo dos anos finais do ensino fundamental I, alinhado às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular e os objetivos de desenvolvimento sustentável 4 e 12, ao assegurar uma educação equitativa e de qualidade que oportuniza múltiplas formas e meios de aprendizagem para todos e padrões de produção e de consumo sustentáveis.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Clayton Ferreira dos Santos Scarcella, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

    Possui Bacharelado em Comunicação Social pela Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação - FAPCOM. Licenciado em Pedagogia e Artes Visuais. Mestrando em Educação Inclusiva pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP.  Atualmente é professor de Educação Digital na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.

  • Lucimara Pereira de Araújo, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa. Pós-graduada em Educação pela Universidade Federal de Viçosa. Concluiu o curso de Atendimento Educacional Especializado oferecido pela Universidade Federal de Santa Maria. Cursando Mestrado Profissional em Educação Inclusiva - PROFEI na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). 

  • Leandro Key Higuchi Yanaze, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

    Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo. Mestrado em Interfaces Sociais da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes. Doutorado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Pós-doutorando pela Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo. Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal de São Paulo no Curso Superior de Tecnologia em Design Educacional.

Downloads

Publicado

19-12-2025

Edição

Seção

Dossiê - Tecnologias e acessibilidade na educação presencial, a distância e remota: para ressignificar uma escola inclusiva

Como Citar

ALFABETIZAÇÃO MIDIÁTICA E INFORMACIONAL PARA TODOS: SEQUÊNCIA DIDÁTICA MEDIADA COM A UTILIZAÇÃO DO PADLET®. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 27, p. e025053, 2025. DOI: 10.22483/2177-5796.2025v27id5676. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/5676. Acesso em: 21 dez. 2025.