Literacia mediática e informacional para todos

sequência didática mediada com a utilização do Padlet®

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2025v27id5676

Palavras-chave:

AMI, DUA, Padlet.

Resumo

Este estudo desenvolveu, validou e implementou uma sequência didática para a literacia mediática e informacional dos alunos do 5º ano do ensino básico, utilizando a plataforma Padlet® como ferramenta de mediação tecnológica. A investigação, de natureza qualitativa e delineada como investigação participante, baseou-se no ciclo de aprendizagem 4MAT e nos princípios do Design Universal para a Aprendizagem. A sequência didática foi aplicada ao longo de três semanas numa escola pública de Bragança Paulista, no interior de São Paulo, empregando recursos tecnológicos e metodologias ativas. Os resultados demonstraram um elevado engagement dos alunos, evolução na capacidade de avaliar criticamente a informação online e uma inclusão efetiva de alunos com necessidades educativas específicas. Observou-se a aplicabilidade prática das competências desenvolvidas, com os alunos a questionarem informações de aspeto duvidoso que passaram a reconhecer também fora do meio escolar. O estudo contribui como um modelo replicável para integração da literacia mediática e informacional no currículo dos anos finais do ensino fundamental I, alinhado às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular e os objetivos de desenvolvimento sustentável 4 e 12, ao assegurar uma educação equitativa e de qualidade que oportuniza múltiplas formas e meios de aprendizagem para todos e padrões de produção e de consumo sustentáveis.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografias do Autor

  • Clayton Scarcella, Universidade Federal de São Paulo

    Mestrando em Educação Inclusiva pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP (2024-presente), Bacharel em Comunicação Social pela Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação - FAPCOM (2011). Licenciado em Educação (2015) e Artes Visuais (2016). Foi professor, entre 2016 e 2021, das disciplinas Tecnologias da Informação e Comunicação, Arte Digital, Arte Educação, Fundamentos da Linguagem Visual na Faculdade Iteq Escolas, para além de ter lecionado durante 10 anos em escolas públicas da Secretaria da Educação do Governo do Estado de São Paulo. Atualmente é professor de Educação Digital na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.

  • Lucimara Pereira de Araújo, Universidade Federal de São Paulo

    Licenciada em Educação pela Universidade Federal de Viçosa (2005). Tem experiência na área da Educação, com ênfase nas Políticas Educativas. Habilitação em Administração Escolar, Supervisão Escolar, Magistério das matérias Pedagógicas, Educação Pré-escolar e Séries Iniciais do Ensino Básico. Pós-graduada em Educação pela Universidade Federal de Viçosa (2009). Concluiu o curso de Atendimento Educacional Especializado oferecido pela Universidade Federal de Santa Maria (2013). Frequenta o Mestrado Profissional em Educação Inclusiva - PROFEI na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

  • Leandro Yanaze, Universidade Federal de São Paulo

    Pós-doutorando pela Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo. É doutorado em Engenharia Eletrotécnica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2015). É mestre em Interfaces Sociais da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes (2009). É licenciado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal de São Paulo no Curso Superior de Tecnologia em Design Educacional e investigador do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Design e Tecnologias Digitais, na linha de investigação de Tecnologias Interativas: educação, comunicação e design. É coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva Interinstitucional da Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência na área da Comunicação Digital, Jogos Digitais, Educação a Distância e Tecnologias para a Educação.

Publicado

2025-12-19

Edição

Secção

Dossiê - Tecnologias e acessibilidade na educação presencial, a distância e remota: para ressignificar uma escola inclusiva

Como Citar

SCARCELLA, Clayton Ferreira dos Santos; ARAÚJO, Lucimara Pereira de; YANAZE, Leandro Key Higuchi. Literacia mediática e informacional para todos: sequência didática mediada com a utilização do Padlet®. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 27, p. e025053, 2025. DOI: 10.22483/2177-5796.2025v27id5676. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/5676. Acesso em: 15 jun. 2026.