Anúncios

DOSSIÊ: Cultura midiática e crítica da violência: denúncia, resistência e emancipação

10-03-2025

Como a cultura midiática pode contribuir para denunciar, resistir e transformar realidades marcadas pela violência?

A Revista de Estudos Universitários (REU), publicação da Universidade de Sorocaba (Uniso), propõe refletir sobre essa questão por meio de seu dossiê temático: Cultura midiática e crítica da violência: denúncia, resistência e emancipação, que está com chamada aberta até 30 de junho de 2025.

A chamada propõe três eixos temáticos principais, que podem ser trabalhados individualmente ou de maneira relacional: denúncia, resistência e emancipação.

Saiba mais sobre DOSSIÊ: Cultura midiática e crítica da violência: denúncia, resistência e emancipação

Edição Atual

v. 50 (2024)
Publicado: 29-02-2024

Dossiê - Educação Midiática

  • Literacia midiática, audiovisual e memória o uso do documentário como fonte histórica

    DOI: https://doi.org/10.22484/2177-5788.2024v50id5532
    Letícia Americano, Alvaro Americano, Lorena Fontainha
    e024016
  • Reconstruindo os passos de uma ação contra-colonialidade e crítica na educação midiática

    DOI: https://doi.org/10.22484/2177-5788.2024v50id5527
    Rejane Moreira, Cecilia Figueiredo, Sandra Garcia
    e024013
  • Acercamientos lúdicos a la Alfabetización Mediática e Informacional (AMI) conceptos básicos y casos de referencia

    DOI: https://doi.org/10.22484/2177-5788.2024v50id5589
    José Andrés Fonseca Hidalgo
    e024014
  • Educação midiática antirracista a produção de um videocast sobre literaturas africanas de mulheres negras

    DOI: https://doi.org/10.22484/2177-5788.2024v50id5521
    Amanda Vieira, Kelly Ayanna Peters Barros, Maeles Carla Geisler, Rafael José Bona
    e024008
  • Desinformação contemporânea: herança de guerra

    DOI: https://doi.org/10.22484/2177-5788.2024v50id5427
    Ana Paula Bourscheid
    e024004

Artigos Livres

  • Os 1001 arquétipos da Bombril o impacto do garoto Bom Bril na identidade de marca

    DOI: https://doi.org/10.22484/2177-5788.2024v50id5495
    Bruno Anderson Souza da Silva
    e024011
  • O perfil "Museu do Agora" no Instagram uma análise semiótica da arte veiculada nas redes sociais

    DOI: https://doi.org/10.22484/2177-5788.2024v50id5606
    Antonio Anderson da Silva, Luciana Coutinho
    e024015
  • Três aproximações entre ética e métodos na pesquisa em comunicação um olhar a partir de experiências de ensino e orientação

    DOI: https://doi.org/10.22484/2177-5788.2024v50id5520
    Luis Mauro Sá Martino
    e024010
  • Vestígios do desastre em Brumadinho territorialidades fotográficas de rememoração

    DOI: https://doi.org/10.22484/2177-5788.2024v50id5516
    Ana Patrícia Barbosa de Sousa, Ângela Cristina Salgueiro Marques
    e024009
  • Adolescência e necropolítica o caso do policialesco cearense Cidade 190

    DOI: https://doi.org/10.22484/2177-5788.2024v50id5354
    Calebe Rodrigues, Helena Martins
    e024006
  • Criação de formas expressivas na estratégia de combate à violência contra a mulher dois estudos à luz de Boltanski

    DOI: https://doi.org/10.22484/2177-5788.2024v50id5304
    Ana Elisa Viviani
    e024003
  • Análise panorâmica do estado da arte sobre os estudos de ficção televisiva seriada cômica brasileira o gênero sitcom

    DOI: https://doi.org/10.22484/2177-5788.2024v50id5173
    Eduardo Peron, João Paulo Hergesel
    e024001

Entrevista

  • A literacia audiovisual no contexto educacional português entrevista com Ana Isabel Soares

    DOI: https://doi.org/10.22484/2177-5788.2024v50id5539
    João Paulo de Carvalho dos Reis e Cunha, Ana Isabel Candeias Dias Soares
    e24005

Resenhas

  • Das competências às mediações o presente e o futuro da educação midiática

    DOI: https://doi.org/10.22484/2177-5788.2024v50id5629
    Aléxia Roche
    e024012
  • Preparando cidadãos digitais o desafio da IA e da educação midiática

    DOI: https://doi.org/10.22484/2177-5788.2024v50id5564
    Paulo Antonio de Sousa Marquêz
    e024007
  • Manifesto pela educação midiática

    DOI: https://doi.org/10.22484/2177-5788.2024v50id5517
    Carlos Carvalho Cavalheiro
    e024002
Ver Todas as Edições